|
7.6.06
CHICO BENTO ATACA NOVAMENTE
Vamos lá. Se a igreja gosta tanto da família, porque eles são solteirões? leia texto do estadão de hoje:
Vaticano ataca gays de novo
Texto da Igreja também condena pesquisa com embriões
EFE e Reuters
O Vaticano voltou a fazer duras críticas aos homossexuais, às pesquisas com embriões, ao feminismo, ao aborto e a qualquer método anticoncepcional. As opiniões vieram por meio do documento Família e Procriação Humana publicado pelo Conselho Pontifício para a Família, dirigido pelo cardeal colombiano Alfonso López Trujillo.
O texto foi divulgado um mês antes da visita de Bento XVI à cidade espanhola de Valência, onde assistirá ao 5º Encontro Mundial das Famílias. A Espanha é um dos países que permitem a união civil de homossexuais, citada no documento como sinal do "eclipse de Deus".
De acordo com o documento, de 60 páginas, "não parece certo que casais formados por homossexuais reivindiquem os mesmos direitos reservados ao marido e à mulher, incluindo a adoção".
O texto também rejeita "mulheres que vivem em união lésbica e reivindicam direitos análogos, exigindo leis que lhes dêem acesso à fecundação através de doadores." Ainda de acordo com o documento, "nunca a instituição natural do casamento e da família foi vítima de ataques tão violentos". Segundo o Conselho Pontifício, a legalização dessas formas de união "desestabilizam o casamento e a família".
O Vaticano também critica o movimento feminista, acusando-o de ter "exacerbado as relações entre os sexos, promovendo uma visão individualista do homem e da mulher". Quanto à interrupção voluntária da gravidez, a Igreja considera "um crime abominável". Em relação aos anticoncepcionais, insiste na condenação de qualquer método. Em março, o Vaticano havia anunciado que publicaria um documento sobre o uso de camisinha por portadores de HIV, mas o tema não foi citado neste texto.
Em relação às pesquisas com embriões, o documento diz: "Como confirmam as práticas funestas hoje legalizadas em alguns países, se o homem se propõe a ter o poder de fabricar o próprio homem, tem então o poder de destruí-lo."
REPERCUSSÃO O texto foi logo contestado pelas organizações de homossexuais na Itália. O deputado Franco Grillini, presidente da organização italiana Arcigay, afirmou que "o papa promove o ódio social". Segundo Grillini, o verdadeiro responsável pela crise da família é o próprio Vaticano.
posted by edilaine 8:22 da manhã
|
|
|
CUBO BEGE
cubobege@yahoo.com.br
|
|